quarta-feira, 29 de abril de 2009

DUPLA Vels & Moses




Há alguns anos atrás dois artistas nacionais juntaram-se para criar um projecto especifico chamado “News in the wall “, este projecto consistia numa projecção de slides intervencionados e posteriormente projectados em espaços nocturnos servindo não só para dinamizar e criar interacção entre o público presente e o espaço envolvente, mas sobretudo para divulgar a importância do uso da imagem como forma de comunicação e como mais valia do aspecto estético,ajudando a criar um novo conceito artístico menos conservador e mais aberto ás novas tendências da arte contemporânea em Portugal e no Mundo.
Pode-se afirmar que a dupla Dupla Vels & Moses mostra sempre preocupação que os seus registos sejam feitos com harmonia, sintonia e intervenção,sempre censurável ou incensurável, mas que a sua essência seja focada em aspectos fundamentais na mudança de paradigma da chamada Arte tecnológica ou Arte nova, desenvolvida através das novas tecnologias, sem descurar de forma alguma o ser humano como principal causador da mudança, aproveitando assim para eternizar esses momentos capturados intencionalmente dando oportunidade a todos dos poderem ver em fotografias, vídeos, projecção de slides ou nas múltiplas formas possíveis de desenvolverem o seu trabalho.
Passados alguns Anos a Dupla Vels & Moses regressa ao Panorama artístico desta vez com uma colecção de fotografias carregadas de simbologia e marcadas pela constante luta entre o homem e os objectos com que convive, usando-se deles para criar e criando ambientes que para além de transparecerem força, coragem e encanto pelo espaço, enaltecem e tornam mais visível a aparência humana perante as suas construções e no relacionamento com o exterior.
O novo trabalho são fotografias de grande dimensão, feitas a partir de momentos elaborados e criados propositadamente, a que poderíamos chamar de arte cénica representada num espaço real com abordagens emocionais e transpostas para a fotografia como representação do sentir do homem Urbano, moderno e actual.

Exposição Antológica 1992/2002 da Pintora Gracinda Candeias

terça-feira, 21 de abril de 2009

OTIA TVTA




OTIA TVTA

Inauguração
28.4.2009
19h03 – 19h58

Palácio Quintela
Rua do Alecrim, 70, 1200-018 Lisboa

André Catalão
Agostinho Gonçalves
Paulo Lisboa
Eduardo Petersen

A minha Pártia é a minha Língua” – Exposição Colectiva sobre Fernando Pessoa



De 21 de Abril a 22 de Maio de 2009
Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (SPGL),
Rua Fialho de Almeida, 3 - Lisboa

Carlos Oliveira - Escultura
Ernani Oliveira – Pintura e Desenho
Hernâni Cardoso – Pintura e Desenho
José Cardoso – Pintura
Silva Palmeira – Pintura
Victor Belém – Gravura sobre chapa

quarta-feira, 15 de abril de 2009

______Pintura de José A.Cardoso______



José A.Cardoso
Cromatismos I
Acrílico sobre Tela
80x80 cms | Ano: 2008

Ao longo da sua vida profissional José A.Cardoso trabalhou com várias figuras de destaque no panorama das Artes Plásticas e do Design em Portugal, com especial relevo para Sebastião Rodrigues, Alberto Cardoso, Thomaz de Mello (Tom),António Sena da Silva, Daciano Costa, Gracinda Candeias e Manoel Lapa, entre outros.
Pinta e expõe regularmente desde 2004 e tem várias obras adquiridas para colecções particulares, Museus e Fundações, em Portugal, Espanha, França, Reino Unido e Estados Unidos da América.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Vencedores do Prémio Ibérico de Pintura Doñana

Vencedores do Prémio Ibérico de Pintura Doñana

As obras dos 19 finalistas da edição deste ano do Prémio Ibérico de Pintura Doñana poderão ser vistas até ao próximo dia 20 de Abril na Pinacoteca de Almonte, em Espanha, enquanto em Portugal poderão ser conhecidas no Convento de S. Paulo, em Redondo, diariamente de 16 de Maio a 30 de Junho, entre as 09,30h e as 24 horas.


A entrada para visualizar a exposição que decorre em simultâneio em Portugal e Espanha será gratuita.

O Prémio de Pintura Doñana, anteriormente acessível apenas a residentes em Espanha, passou a ter um carácter ibérico depois do protocolo assinado em 2008 entre a Fundação Henrique Leote e o Ayuntamiento de Almonte, Huelva (Espanha).

Com esta parceria, além da dinamização cultural entre as duas entidades e os dois países, pretende-se também a apresentação e divulgação sistemática das obras de artistas plásticos e companhias de dança de Portugal e Espanha, sob a denominação "Almonte no Espaço Arcana" ou "Espaço Arcana em Almonte’.

Informação
retirada do site (www.diariodosul.com.pt) e usada como meio de divulgação Cultural.

foto da feira de arte de xangai

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Participação Portuguesa na Feira de Arte de Bolzano

Noticia

Após o sucesso no ano passado na Feira de Arte de Bolzano – Itália, A Galeria 57-arte contemporânea de Leiria volta de novo a este Evento, representando mais uma vez alguns Artistas portugueses a nível internacional.
Ainda não foram revelados os nomes dos Artistas que irão estar representados neste certame através das suas obras, mas certamente José Luís Tinoco e Vivilde Ferreira serão alguns dos nomes representados pela Galeria 57.
A mostra decorre entre os dias 21 a 24 de Maio de 2009.
KUNSTART faz parte de uma região com uma renovada sensibilidade artística, já foi casa da Bienal Europeia de Arte Contemporânea, sendo hoje autêntico poço de inspiração para a indústria da Arte através dos seus prestigiados museus. o Museu de Bolzano, o Mart em Rovereto, Galeria Civica de Trento e os Kunst Merano Arte de Merano, espaços estes que estão a formar novas gerações de coleccionadores.
Mas também um espaço aberto, multicultural e multilingue, privilegiado ponto de encontro para muitos apreciadores e compradores de Arte.

Duque Vicente

sábado, 11 de abril de 2009

A fotografia desafia o nosso pensamento para a concepção e elaboração de espaços nunca antes imaginados.

O MOMENTO CRIATIVO É LIVRE

A ARTE PODE SER A MAIOR APOSTA DE SEMPRE , DESDE QUE ESTEJAMOS RECEPTIVOS E DISPOSTOS A ACREDITAR QUE NINGUÉM PODE VIVER SOZINHO.

(DUQUE VICENTE)